Tempo de cura do reboco: 28 ou 30 dias? Confira!

O tempo de cura do reboco é sempre o mesmo? Como saber qual é o tempo exato para que a parte interna e externa da casa fique completamente seca? Tem algum produto que, quando usado no reboco, acelera o seu processo de secagem ou não? O que acontece se o período necessário não for respeitado?

Hoje, preparamos este conteúdo especial, onde explicamos a você de forma detalhada sobre o tempo de cura do reboco. Acompanhe!

A importância do acabamento da obra

O acabamento de uma obra está entre as partes mais importantes de toda a construção.

É através dele que definimos a beleza interna e externa de um projeto, além de, claro, garantir alguns itens essenciais relacionados à segurança e qualidade da obra realizada, como por exemplo, a aplicação do rejunte entre as placas cerâmicas.

Entre todos esses processos relacionados ao acabamento, temos um que embasa todo o acabamento de uma obra: o reboco.

Sem o reboco nas paredes, vigas estruturais, contrapiso, etc., não é possível aplicar tinta, colocar os pisos e revestimentos cerâmicos, garantir maior segurança e beleza para a obra como um todo.

O que é a cura do reboco?

Por nome técnico, chama-se de carbonatação do reboco, mas é mais comumente chamada como “cura” do reboco pelos profissionais da área.

Em termos técnicos, trata-se do processo de reação que o gás carbônico realiza graças ao contato com óxidos metálicos que constituem sua própria composição.

Em suma, a “cura” do reboco, nada mais é do que um processo químico que possui data para ser finalizado.

Após este período, o reboco estará então completamente seco, podendo ser alterado com tintas, aditivos, azulejos, peças cerâmicas, entre outros produtos que deseja adicionar no local em questão, independentemente de qual seja.

Por que a cura do reboco é tão importante?

O tempo de cura do reboco possui muita importância por inúmeros motivos. Basicamente, se a cura não for respeitada, a grande maioria dos materiais que você aplicar sobre a parede, seja ela interna ou externa, não resultará em uma boa mão de obra.

Além disso, todo o reboco aplicado na região pode ser danificado caso a cura não esteja completa.

Por que então a cura do reboco é tão importante? Justamente por todo o transtorno que pode ser causado caso ela não seja respeitada.

Acima de tudo, o maior dos problemas é que a própria estrutura pode ser afetada pela falta de respeito em relação ao tempo necessário para a secagem completa. Continue lendo conosco para saber mais sobre o tempo de cura do reboco.

Tempo de cura do reboco: qual o período ideal?

E então, qual é o tempo de cura do reboco que realmente devemos respeitar?

Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo, onde explicamos a você sobre o tempo de cura da argamassa que foi utilizada para rebocar as paredes de uma obra, sejam essas as paredes internas ou então externas.

Em média, o período seguro para que outras ações comecem a ser realizadas no local, é de 28 dias.

Este é um período indicado por praticamente todos os profissionais da construção civil, ou seja, desde o “Seu Zé” que é pedreiro desde adolescente, até o engenheiro civil com mestrado: ambos indicarão que o tempo de cura do reboco a ser respeitado é de 28 dias.

Então, a nossa recomendação é que você não faça nada no local até que a cura esteja realmente completa.

Como mencionado com antecedência, problemas ocorrem com a estrutura quando ela ainda não está completamente pronta para receber tintas, corantes, impermeabilizantes ou outros produtos químicos usados para a instalação de peças cerâmicas, por exemplo.

Tem como acelerar o processo de cura do reboco?

Uma dúvida muito comum entre todos aqueles que atuam no mundo da construção civil, ou simplesmente realizada por alguém que deseja que a sua casa seja pintada o mais brevemente possível, é se tem como acelerar o processo de cura do reboco.

Em partes sim, em partes não.

E por que dizemos isso? Bem, basicamente, existem sim aditivos que auxiliam no processo de cura, que muitas vezes recebem nome de “Ultrarrápido”, “Forte e veloz”, entre coisas do tipo.

Mas, por mais que prometam o “mundo”, geralmente apenas auxiliam a tornar o reboco mais forte, o que naturalmente já é bom.

Porém, a mesma embalagem promete que o tempo da cura do reboco é reduzido, pois dizem que quando feito com esse aditivo, pode ser reduzido pela metade: cerca de 14 dias, apenas duas semanas após a última alteração realizada no reboco.

É real? Alguns profissionais acreditam que sim, enquanto outros afirmam que já tiveram problemas em aplicar algum produto na área antes dos 28 dias, por mais que já tenham usado esse tipo de aditivo.

Portanto, você pode sim utilizar o aditivo para deixar a massa do reboco mais forte, tornando-a, assim, mais resistente ao tempo e a tudo o que pode acontecer com a sua parede, seja ela interna ou externa, mas, mesmo assim, recomendamos que você respeite o tempo de cura de 28 dias completos, ou um mês inteiro, assim você terá mais segurança.

Não respeitei o tempo de cura e tive problemas: o que fazer?

Bem, se você veio até o nosso conteúdo para conhecer o tempo de cura do reboco porque cometeu algum erro, saiba que não há muita solução: é necessário conversar com um profissional para que toda a área afetada seja reparada.

Assim, além da área ser reparada, os 28 dias de cura podem ocorrer novamente, dando assim ênfase à secagem completa.

Desta vez, busque seguir as recomendações que trouxemos neste conteúdo. Até a próxima!

você pode gostar também

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar